“Como colar um descolamento ovular”:

23 abr

Estava dando uma olhada nas estatísticas aqui do blog, e vi que alguém chegou até aqui através dessas exatas palavras: “como colar um descolamento ovular”. Pode parecer besteira, mas isso me pegou, me emocionei. Depois achei até um pouco de graça, pois não se “cola” um descolamento ovular, mas vejo que essa pergunta demonstra de uma forma bem clara o sentimento e a vontade de quem passa por isso: Fazer alguma coisa e resolver o problema. E aí a gente encontra a primeira barreira: Falta de informação. Cada médico fala uma coisa, e se não bastasse, as informações postadas na internet são controversas. Duplinha perfeita pra deixar qualquer mamãe maluca. Em consideração a tudo que passei, e aos futuros e desesperados leitores que possam aparecer por aqui, resolvi escrever um pouco sobre oque é o descolamento ovular, e como “colar” resolver esse problema. Nada aqui é muito científico, pois achei pouquíssimas informações em artigos científicos e livros de fisiologia. Assim que voltar à faculdade, prometo procurar informações em livros de Obstetrícia, e se forem relevantes, posto aqui. Então, se discordarem de algo, se tiverem mais informações, ficaria muito feliz que acrescentassem, para ajudar as mães que estão nesse processo. Então encarem como um post-resumo de tudo que eu passei e das informações que recolhi nesse período.

O que é um descolamento ovular?

Ele vai aparecer no USG como hematoma subcoriônico/ áreas hipoecóicas. Basicamente há uma diminuição na superfície de contato entre o útero e o saco gestacional (aquela bolinha preta, aonde “mora” o seu feijãozinho). Ele pode ser interpretado como uma área de descolamento ou de não acolamento.

Não acolamento: O útero cresceu um pouco mais rápido que o saco gestacional, e por isso, essa área.

Descolamento: O saco estava colado, mas descolou. Alguns motivos: Stress, impacto, problemas genéticos. Aparentemente, tudo e nada pode ser o motivo. Uma amiga minha pulou de para-quedas e teve, eu não fiz nada disso e tive também.

Qual é o problema?

Como disse acima, ocorre essa diminuição da superfície de contato entre o útero e o saco gestacional. Com essa diminuição, o aporte de sangue que chega ao saco gestacional pode ser reduzido, de forma que o bebê não receba nutrientes suficientes e o pior pode acontecer. (Segundo algumas informações, “o pior” acontece em 20% dos casos, mas com certeza o seu estará nos 80%!)

Qual tamanho é preocupante?

Segundo algumas informações, o problema é quando o descolamento ultrapassa 40% da área do saco gestacional. Mas segundo a minha médica, todos os tamanhos requerem o mesmo cuidado. Mesmo que seja 1%, todo cuidado é pouco, pois essa área pode crescer e você não quer isso (Tanto para não acolamento, quanto para descolamento).

Oque você pode fazer pra ajudar:

Repouso absoluto: Cada vez que você se movimenta, você desvia sangue para os seus músculos. Para garantir que o sangue vá para o embrião, é melhor economizar sangue com movimentos. Então, entendam por repouso absoluto, repouso absoluto mesmo. Cama/sofá.

Progesterona: Provavelmente, o médico te receitará Ultrogestan, que você deve introduzir via vaginal de acordo com as recomendações dele. Não tem efeito colateral, exceto, talvez, constipação. Então coma bastante fibras, pois você também não pode fazer força para ir ao banheiro. Esse remédio não serve para colar o descolamento, ele funciona como o repouso, garantindo que chegue mais sangue no útero.

Basicamente, é isso. Como pode perceber, nenhum dos dois garante que o descolamento “cole”, mas eles garantem que o seu pequeno feijão esteja bem, até que isso ocorra. Então vou adicionar um item importantíssimo.

Pense positivo: Seu bebê precisa de apoio, de energias positivas e de muito amor. Acredite no seu poder de ser mãe e mande essas energias maravilhosas pra ele, pois ele está precisando. Cante, conte histórias, converse, sorria. Não se desespere, por mais desesperador que seja. Esse sim, é um santo remédio. Pra você, pro descolamento e principalmente, pro bebê.

Como evolui?

O médico irá pedir um USG a cada 15 dias. Mas tente fazer semanalmente (pague, chore para o médico, vá ao PS, você que sabe). Digo para fazer semanalmente, pois há diferença sim! E no repouso, tudo que a gente pensa é no bebê pra ficar neurótico, é fácil, fácil. Então, se puder fazer, faça. Eu corria pra ver o coração, se estava batendo. Depois pensava nas outras coisas.

Enfim, o ideal é que o descolamento diminua. Mas se ele continuar igual, não se preocupe. Pois o saco gestacional cresce e portanto, ele está proporcionalmente menor. Se ele aumentar, avalie o quanto cresceu e relacione com o saco gestacional, ele pode estar maior, mas proporcionalmente igual.

E um dia, finalmente, do nada, ele terá sumido. E você vai comemorar muito! :)

Para saber mais sobre oque eu passei, a minha experiência, procure a tag “Descolamento ovular”. Se eu lembrar de mais alguma coisa, edito e posto aqui. Espero ter ajudado, e boa sorte! :)

Anúncios

36 Respostas to ““Como colar um descolamento ovular”:”

  1. juliana vitória silva ortiz 12 de julho de 2012 às 07:16 #

    nossa, muito obrigada sua publicação foi de grande ajuda, estou de nove semanas com seis descobri o descolamento ovular de dois cm, essa semana fiz outra usg o descolamento diminuiu mas não sumiu. Então continuo de repouso… Só sei fazer pesquisas sobre isso na net, ler sua publicação foi uma grande ajuda.

    • Laís F 23 de agosto de 2012 às 19:39 #

      Oi Juliana,
      Obrigada pelo carinho.
      Eu escrevi esse texto, exatamente pela dificuldade que tive em encontrar respostas durante o repouso. Eu fiquei um tempo sem postar, nem divulgar o blog, e mesmo assim ele recebe visitas diárias, especialmente nesse post. Acredito que há muita falta de informação disponível.
      Bom repouso pra você, volte para das as boas notícias! :)

  2. Ya 18 de julho de 2012 às 00:46 #

    Obrigada pelo texto. Foi o unico que li que me fez ficar um pouco menos nervosa.
    Amanha farei o US e espero estar melhor.
    Um beijo

    • Laís F 18 de julho de 2012 às 02:11 #

      Bom exame!! Espero boas notícias!

  3. danielle 13 de agosto de 2012 às 16:33 #

    Danielle

    Primeiramente Parabéns pelo texto!
    Há semanas que procuro algo sobre hematoma e o que acho é tão vago.
    Deixa eu contar a minha experiencia . Com 8 semanas descobri que estava com um hematoma de 2 centimetros ( 2 dias antes do meu casamento ) fui ao médico e ele me passou ultragestan 100mg oral pela manha e 200mg vaginal a noite e repouso .Casei e dancei um pouco e pensei ja que preciso de repouso cancelei minha viagem para Bahia e fui para um hotel fazenda no RJ. Chegando lá , so dormia e comia , repouso absoluto. No entanto quando voltei com 9 semanas e 4 dias o meu hematoma aumentou para quase 4 centimetros. Pirei ! fiquei mal! rezei muito e fiquei 15 dias em casa, de repouso quase q absoluto, não ia na rua pra nada! Só pra ir ao médico. Hj fiz novamente a ultra 11 semanas e 6 dias . Graças a Deus o meu hematoma diminuiu consideravelmente está em 1 cm. Preciso de mais repouso mas estou mais aliviada!

    Então companheiras não adianta ficar entediada ! Para dar tudo certo primeiro fé em Deus, que ele está no controle, depois medicação certa e repouso!

    Fique na paz.

    • Laís F 13 de agosto de 2012 às 16:39 #

      É isso aí, Danielle.
      Eu, particularmente, acredito muito na necessidade de repouso. Apesar de alguns médicos não verem necessidade para tal, a minha experiência foi muito clara em relação ao repouso, e pude ver o mesmo em outros casos.
      Continue o repouso e logo mais, estará tudo ótimo!
      Que esse bebê traga muita felicidade ao seu recém-casamento! rs!

  4. Viviane 25 de setembro de 2012 às 17:38 #

    Nossa fiquei muito feliz em ler seu texto, estou com 10 semanas e semana passada durante a usg descobri um descolamento de 1,7cm e quase morri de medo, aliás o medo e a ansiedade me perseguem nesta fase e todos os dias deste repouso o que mais faço é buscar todas as informações possiveis sobre o assunto, mas nada q me tranquilizasse, e então encontrei seu texto e senti um alivio em saber q há muitos casos como o meu e que muitos terminaram com um “colamento” de sucesso!
    Obrigada pelas palavras de conforto, com certeza vc tem ajudado muitas mamães desesperadas como eu!!!
    Bjos

    • Laís F 4 de outubro de 2012 às 17:41 #

      Obrigada pelo carinho, Viviane!!
      E boa sorte! :)

  5. Cassia Martins 4 de outubro de 2012 às 17:30 #

    Excelente explicação, nem a médica que fui me deu uma explicação tão esclarecida. Na verdade ela só disse que precisava de repouso e foi me dando atestado de semana a semana, até completar 15 dias, porém ainda não melhorei.
    Dessa forma posso explicar melhor para o pessoal do meu trabalho.

    • Laís F 4 de outubro de 2012 às 17:35 #

      Cassia, já explique no seu trabalho que não haverá um prazo definido, e se possível, tente pegar algumas coisas pra fazer em casa, pelo computador, via internet, enfim, só pra mostrar que não é uma desculpa sua, sabe? De qualquer forma, espero que volte a trabalhar rapidinho!! ;)

      • Cassia Martins 4 de outubro de 2012 às 17:46 #

        É penso em fazer isso mesmo, o problema é que troquei de médico e ainda não fui atendida por ele, então estou apreensiva. Não sei o que fazer :(

      • Laís F 7 de outubro de 2012 às 02:15 #

        Eu conversaria, sem dúvidas! Pode ser que o seu médico não peça repouso. Conheço pessoas que não repousaram e mesmo assim, o descolamento passou. Mas na minha humilde opinião, o repouso é a melhor opção. Espero que esteja tudo em ordem o quanto antes! :)

  6. Andrea N. 6 de outubro de 2012 às 15:02 #

    Estou muito angustiada,havia feito um USG com 08 semas e estava tudo bem, dias depois iniciou um sangramento, entrei em contato com médico e ele pediu p/ repetir o USG eu estava de 10 semanas e deu descolamento, no resultado não apareceu de quantos centímetros, meu médico me passou ultragestam de 200 e repouso absoluto, porem não sinto que esta melhorando, continuo com um pequeno sangramento meio amarronzado, será que é assim mesmo? estou tomando medicação há 10 dias e repouso há uma semana. estou muito preocupada. farei outro USG na próxima semana.

    Andréa

    • Laís F 7 de outubro de 2012 às 02:19 #

      Oi Andrea,
      Infelizmente, não tem como saber, só acompanhando pelos USG mesmo. É uma angústia sem fim.
      Mas tente ficar tranquilas.
      Beijos e força para vocês!

      • Andrea N. 18 de outubro de 2012 às 00:40 #

        Olá aqui estou eu novamente, e agora com boas noticias, hj fiz um ultra TN, estou de 12 semanas e 4 dias, e o descolamento Graças a Deus desapareceu, estou super aliviada e feliz, cheguei a ficar muito angustiada/desanimada. Após 15 dias afastada do trabalho e de repouso absoluto, estou voltando a minha rotina ao normal, agora poderei curtir minha família e minha gestação. Fiquem com Deus, bjs

      • Laís F 18 de outubro de 2012 às 01:00 #

        Que booom! Fico muito feliz com a notícia!
        Agora aproveite bastante porque a semanas voam e você vai querer aproveitar cada diazinho desse barrigão! rs!
        Boa gravidez, muita saúde pra vocês! :)

  7. Angélica Marques Coutinho 12 de novembro de 2012 às 18:29 #

    Nossa fiquei mais tranquila agora, estou com 6 semanas e tive um pequeno sangramento e depois continuou com uma “borra de café” fiquei preocupada e fui ao PS fiz um Ultrassom Vaginal e deu que junto com o sco gestacional, a presença de área hipoecóica, medindo 2,0 x 0,6cm, que pode corresponder a área descolamento ovular, fiquei muito preocupada o medico passou progesterona 200mg, e repouso. Agora estou aguardando para fazer outro Ultrassom… Com certeza com fé em DEUS daria logo logo boas noticias…. BJKS

    • Laís F 12 de novembro de 2012 às 18:50 #

      Com certeza! Mantenha o repouso, essa postura e a fé que jajá você estará tranquilinha, com seu feijãozinho crescendo! Venha me contar depois!

  8. danny lo 26 de novembro de 2012 às 19:02 #

    olá meninas tbm estou nessa luta e gostaria de ajuda estou com 8 semanas e 4 dias e no laudo da ultra esta exatamente assim: pequena coleção subcorionica relacionada ao aspecto lateral esquerdo do saco gestacional , medindo 22 x 11 x 7,3 mm (vol: 1,0 cm cubicos) impressão diagnostica : hematoma subcorionico….Lais F por favos me diga , o que é isso? esse hematoma nessas dimenções é grande? o que eu devo fazer? muito triste….muito mesmo…..bjs….danica

    • Laís F 23 de janeiro de 2013 às 16:52 #

      Desculpe a demora em responder. Acredito que o descolamento já tenha passado!! :)

  9. Fa 29 de novembro de 2012 às 15:37 #

    Quero parabenizar pelo excelente texto. Estou com descolamento de 30% do saco e de repouso aproximadamente 10 dias. porém ainda ao me exugar com papel percebo um sangue velho e ressecado. Estou louca para realizar uma nova USG, mas o médico só quer que faça quando sanar 100%.Mas como ficarei sem saber se tá tudo bem com meu bebê?

    • Laís F 23 de janeiro de 2013 às 16:53 #

      Eu também faria mais vezes. Exponha essa vontade ao seu médico. ;)

  10. Kitty 18 de dezembro de 2012 às 18:30 #

    Seu texto é ótimo, super esclarecedor e vc é de uma simpatia ímpar!Parabéns e obrigada! Já me sinto mais tranqüila…

    • Laís F 23 de janeiro de 2013 às 16:53 #

      Obrigada! :)
      Boa sorte!!

  11. vani 19 de dezembro de 2012 às 15:49 #

    Essa foi a melhor explicação que já tive. Estou com descolamento ovular em 20%. Fico tranquila, pois, nao sabia a funcionalidade do repouso e do uso da progesterona. Parabens e obrigada.

    • Laís F 23 de janeiro de 2013 às 16:54 #

      Obrigada! Realmente é complicado encontrar informação sobre isso. boa sorte! :)

  12. Liviane 21 de janeiro de 2013 às 20:10 #

    Estou passando para agradecer as informações..estou d 8semanas c um pequeno hematoma d 0,4×0,6cm…daqui 1semana irei repetir a eco e estou muito ansiosa…sei q p o bebe está ansiedade não faz bem…mas mãe é mãe..rsrs se Deus quiser em breve darei ótimas notícias tb!! Os relatos nos encheram d esperança! Bjaooo p todas as mamães e seus bebês!

    • Laís F 23 de janeiro de 2013 às 16:55 #

      E dá pra não ficar ansiosa??? rsrs! Boa sorte!! :)

  13. Vanessa 24 de janeiro de 2013 às 13:04 #

    Vanessa
    Com 11 semanas tive sangramento, na emergencia descobri que estava com descolamento de 2,8cm, minha GO me receitou ultrogestan de 200mg e repouso absoluto, 2 dias depois não havia mais sangramento, mas ainda sinto cólicas, vou fazer minha ultra dia 01/02, só estou preocupada com as cólicas.

    • Laís F 26 de janeiro de 2013 às 23:44 #

      Olha, com 11 semanas, o saco gestacional deve estar bem grande, em comparação ao tamanho do descolamento. As cólicas podem ser normais, ok? Boa sorte, continue acompanhando e fazendo o tratamento. :)

  14. Fernanda Zonta 31 de janeiro de 2013 às 22:34 #

    Boa noite, Lais obrigada adorei o texto é minha primeira gravidez e estou com 6 semanas hj descobri esse descolamento, ta aí o , motivo de tantas cólicas e um pequeno sangramento tipo final de menstruação. Meu médico passou ultragestan 200mg duas vezes ao dia. E repouso me afastou do trabalho pq passei mto stress e nervoso não sei acho que contribuiu. Estou assustada mas mto confiante Deus é nosso médico e creio que nosso milagre vai crescer mto aqui dentro. Obrigada e que Deus proteja todas as mamães, hoje ouvi o som mais lindo de todos o coraçãozinho do nosso bebê. Bjos

    • Laís F 18 de fevereiro de 2013 às 10:29 #

      É uma delícia esse barulhinho! E você ainda ouvirá muitas vezes!
      Acalme-se, livre-se de todo stress, tente fugir da ansiedade, e boa sorte!

  15. Lu D.M.S.P.B. 2 de fevereiro de 2013 às 15:37 #

    Olá mamães, sou do interior de São Paulo e também estou com descolamento ovular diagnosticado em minha primeira US. Estou de 7 semanas e de repouso. Levanto apenas para me alimentar e ir ao banheiro. Fácil não é não, mas mãe é mãe, e acreditamos que tudo que seja bom ao nosso filho faremos de bom grado. O que me incomoda muito é essa sensação de cabeça e olhos pesados de ficar tanto tempo deitada e confesso que a baguncinha da casa. Meu marido e meus familiares tem ajudado muito mas aquele jeitinho de cuidar das coisinhas é só nosso. Que Deus e Nossa Senhora nos conceda a paz e a saúde necessária para enfrentarmos esse momento. Amém. Beijinhos bem carinhosos a todas.
    Laís, obrigada pela iniciativa.

    • Laís F 18 de fevereiro de 2013 às 10:31 #

      É complicado, mas tem que tentar esquecer! Pense que é por pouco tempo e que em breve você estará deixando tudo do seu jeitinho, como sempre. Eu tomava muito remédio pra enjôo e dormia muito tempo, mas a sensação é ruim mesmo. A bunda fica quadrada, o cérebro ocioso. Mas passa, viu?
      Boa sorte!

  16. Thalita Gonçalves 15 de fevereiro de 2013 às 12:46 #

    Oi Lais !
    Encontrei seu blog justamente quando pesquisava sobre descolamento ovular.
    Tenho 30 anos e essa é a minha segunda gestação. Vou contar um pouco do que está acontecendo comigo:

    Eu estava de férias no começo desse ano, viajando e minha menstruação estava atrasada há duas semanas. Qdo comecei a achar que estava grávida, menstruei. Bem, achava eu que era menstruação. Fiquei quase 1 semana assim. Estava enjoando muito e fui ao médico. Fiz alguns exames e lá recebi a notícia de que estava com uma fortíssima infecção de urina e grávida. Como ainda não tinha feito ultrassom, o médico do pronto socorro disse que o pequeno sangramento que eu estava ( era mais para um corrimento, uma borrinha ) poderia ser por causa da infecção de urina. Consegui uma consulta com meu ginecologista para o dia seguinte, ele me pediu um ultrassom que fiz no outro dia. Já nesse primeiro ultrassom, o médico notou o descolamento e disse que o “sangramento / corrimento” que eu estava era por causa disso, e não, por causa da infecção. Me assustei, chorei, achei que estava acontecendo o pior. No dia seguinte, o sangramento estava um pouco mais forte, ainda amarronzado, mas um pouco mais intenso. Como eu já sabia do que se tratava, corri assustada para o hospital/maternidade. Lá o médico me explicou os riscos e me afastou por 1 semana do trabalho. Fiquei em casa em repouso quase que absoluto. Após essa semana, voltei ao meu médico que me pediu mais uma semana de repouso. Ah, e claro, estava fazendo uso do Ultrogestan desde o começo. Passei bem a última semana, sem nada de sangramento ou corrimento, sem cólicas, estava realmente muito bem. No último dia de repouso ( ontem ), que era qdo faria mais um ultrassom, aconteceu mais um sangramento. E, dessa vez, bem forte, bem intenso, bem vermelho vivo. E foi tão de repente. Entrei em pânico, achei que estivesse perdendo o bebê; Meu marido veio rapidamente para casa e fomos ao pronto socorro. Fui examinada, medicada e fiz ultrassom. Conseguimos ouvir o coração do bebê. Graças à Deus, ele está lá, firme e forte, aguentando. Até conseguimos vê-lo se mexer, foi um alívio. Mas o médico que fez o ultrassom foi bem claro quanto aos riscos. Disse que o descolamento está quase do tamanho do saco gestacional e que não há muito o que fazer, a não ser repousar e tomar a progesterona. A médica me deu mais um dia de repouso já sao 16 dias em casa. Durante todo o dia de ontem, o sangramento persistiu e meu medo tb. Hj já não está tão intenso, está bem mais fraco, menos intenso e mais claro.
    Continuo de repouso e tento o máximo que posso não sair da cama/sofá para nada, mas tenho um filho de 6 anos e, apesar dele ser bem independente e não me dar trabalho, ele é uma criança e estamos sozinhos aqui. Tenho que levantar ao menos para pôr comida no prato pra ele. Estou com medo, muito medo, pois sei que não consigo repousar absolutamente, como o médico pediu. Estou cuidando desse bebê sem afetar meu outro bebezão.
    Bem, é isso. Desculpe o tamanho desse comentário e boa sorte a todas que estão enfrentando esse problema.
    Ah, Lais, não achei outro post seu sobre seus dias de repouso. Gostaria de saber quanto tempo vc ficou assim.
    Beijos a todas.

    • Laís F 18 de fevereiro de 2013 às 10:28 #

      Te desejo toda a força do mundo!!
      Tendo um outro filho para cuidar, é mais difícil. Não deixe de pedir ajuda a todos que puderem ajudar!
      Quanto ao meu repouso, tem esse post: https://aondenasceoamor.wordpress.com/2012/03/31/resistindo-ao-repouso/, mas foi, no total, 1 semana em repouso relativo e 4 em absoluto. Depois fui voltando aos poucos…

      Boa sorte, querida!

Comentar:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: